«

Ago 03

Por quê Pokemon Go passou o seu pico tão rapidamente

 

É possivelmente que o maior fenómeno de jogos da era dos smartphones esteja a perder popularidade?

Desde que o aplicativo de realidade aumentada foi lançado em Julho do ano passado, o Pokémon Go cativou os jogadores numa mania de monstros em todo o mundo.

Apenas uma semana após o seu lançamento nos EUA, a Apple disse que o jogo quebrou o registo da App Store para a maioria dos downloads numa semana.  Os jogadores perseguindo o Pikachu e Snorlax preencheram espaços públicos como o Central Park de Nova York , com congregações de pessoas vagando com os seus smartphones na mão.

Mas agora, um ano desde o lançamento do Pokémon Go, análise independente sugere que a sua popularidade declinou notavelmente (ou até mesmo desapareceu).

Algumas perdas eram de esperar, pois a publicidade enorme que gerou sempre iria atrair jogadores que brevemente experimentá-lo iriam,em seguida, deixá-lo de lado.

No entanto, a queda ocorreu durante um período em que o aplicativo estava lançando em grande parte da Ásia e América Latina, bem como a França.

Quantos jogadores o Pokémon Go perdeu?

Nenhum dado oficial sobre os downloads do Pokémon Go foi divulgado, mas segundo dados compilados pela Axiom Capital Management, mais de 10 milhões de jogadores se afastaram do jogo desde meados de Julho de 2016.

Os usuários diários activos (DAUs) da Pokémon Go, uma métrica do sector que determina quantas pessoas ligam um aplicativo por dia, sugeriram que o jogo atingiu perto de 45 milhões de usuários em 17 de Julho de 2016. Em 16 de Agosto desse ano, esse número caiu para pouco mais de 30 milhões.

Isso implicaria que a Pokémon Go perdeu mais de 10 milhões de usuários activos diários num mês, o que equivale a quase um quarto dos seus DAUs.

Crucialmente, isto é durante uma fase onde Pokémon Go estava lançando em todo o Brasil, Indonésia, Filipinas e dezenas de outros países, significando que a queda na popularidade tinha compensado significativamente o crescimento em novos territórios.

Os downloads de Pokémon Go, o envolvimento e o tempo gasto no aplicativo por dia estiveram todos em declínio também, de acordo com os dados da Axiom.

No entanto, nos gráficos da App Store da Apple na Grã-Bretanha, o Pokémon Go está actualmente em sétimo lugar na categoria “livre”, e ainda está em primeiro lugar no ranking de “top-grossing”. O jogo é similarmente popular na Play Store do Google.

Qual é o efeito do declínio?

A Nintendo, que detém cerca de um terço da The Pokémon Company, viu a sua cotação cair cerca de 3% na sequência do relatório da Axiom.

No contexto da volatilidade do preço das acções da Nintendo no ano passado, essa queda de 3% não é muito drástica. A avaliação da empresa baseada em Kyoto surgiu com a libertação de Pokémon Go e, posteriormente, despencou quando advertiu os investidores que a popularidade do jogo não faria uma mudança significativa nas suas receitas.

Axiom analista sénior Victor Anthony disse que o declínio deve conter preocupações que Pokémon Go iria enfraquecer o uso de outros aplicativos populares smartphone, como Instagram, Snapchat e Twitter. Em Julho, análise independente do uso de aplicativos Android mostrou que o Pokémon Go havia ultrapassado o Twitter nos EUA.

“As tendências em declínio devem atenuar as preocupações dos investidores sobre o impacto do Pokémon Go no tempo gasto noutros aplicativos”, escreveu Anthony.

A queda era inevitável?

Considerando a capacidade limitada de proprietários de Android e iOS, bem como a velocidade extraordinária com que Pokémon Go pegou, um declínio na popularidade de algum tipo era quase inevitável.

“É raro que os jogos explodam em popularidade como o Pokémon Go, mas uma queda nos usuários sempre foi esperada após um grande lançamento”, disse Craig Chapple, editor da Mobile Games Trade Publishing PocketGamer.Biz.

No entanto, a velocidade com que Pokemon Go parece estar a perder jogadores deve levantar preocupações, disse Chapple.

“Os números, se precisos, levantam algumas questões sobre a retenção ao longo prazo no Pokémon Go. Se os jogadores estão encontrando ou não bastante variedade e diversão na experiência principal agora para ficar com ela”.

Ele acrescentou: “Mas é importante notar que continua a ser um jogo de maior bilheteira na maioria dos países, então os jogadores ainda estão a usá-lo e desfrutá-lo”.

Niantic poderia ter feito mais para preveni-lo?

É difícil dizer se o declínio de Pokémon Go teria sido tão íngreme após o seu desenvolvedor Niantic ter removido uma característica principal do jogo.

No início de Agosto, os jogadores ardentes arejaram as suas queixas em Niantic depois que o colaborador reduziu a funcionalidade da característica “próxima” do jogo. Antes da actualização do jogo, os jogadores foram capazes de olhar para uma lista de criaturas Pokémon e estimar o quão perto eles estavam.

Ao mesmo tempo, Niantic também reprimiu sites de terceiros como Pokevision que permitem aos jogadores ver onde as criaturas foram localizadas.

Os dados da Axiom sugerem que o declínio da popularidade do Pokémon Go começou em meados de Julho, mais de uma semana antes da remoção controversa do recurso próximo , mas as taxas de retenção caíram acentuadamente após a actualização.

O que acontece depois?

Niantic foi, por sua própria admissão, apanhado desprevenido pela pura popularidade do Pokémon Go. Mas prometeu continuar a apoiar o jogo com actualizações quinzenais.

“Executar um produto como o Pokémon Go em escala é um desafio”, escreveu recentemente o desenvolvedor em seu blog. Por enquanto, o jogo ainda não foi lançado em muitas partes da Ásia e África, o que poderia melhorar os seus números de uso uma vez que o jogo chega nesses territórios.

No entanto, Chapple acredita que menos pessoas jogando Pokémon Go no Ocidente poderia diminuir o aspecto social do jogo, o que por sua vez faria um jogo menos atraente para aqueles que ficam por perto.

“O Pokémon Go é único, no momento em que depende de pessoas na sua área local brincando com você, e não de alguém do outro lado do mundo.Se os números continuaram a cair de forma tão dramática, quem será deixado para jogar você na sua pequena , cidade local? “

Deixar uma resposta